São José dos Campos, 19/10/2017
tempo
Máx: °C - Mín: °C


Notícia atualizada em 17/09/2012

Oito truques para fotografar melhor com o celular


Limpe a lente, procure boa luz, evite zoom, busque um apoio, não trema, observe o fundo... Suas fotos agradecem o cuidado



Fonte da Notícia: info.abril.com.br

Com o celular à mão, você não pensa duas vezes antes de apontar a câmera e clicar. Mas deveria pensar sim. Não importa se a câmera de seu aparelho tenha mais ou menos recursos, com alguns cuidados básicos, as fotos tiradas com ela poderiam ganhar um bom upgrade. Confira, a seguir, alguns truques básicos.

1 – Limpe a lente
Parece óbvio demais, mas muita gente se esquece de limpar a lente da câmera antes de fotografar. Como o aparelho vive de uma mão para outra, é comum que a lente fique com marcas de dedos e poeira, e isso compromete muito a imagem. Não custa nada passar um lenço de papel ou uma flanelinha.

2 – Mais megapixels
Qual é a resolução máxima da câmera de seu telefone? Vários aparelhos atualmente trazem câmeras de 8 megapixels. Se você quer uma imagem decente, que possa até ser impressa, configure-a para trabalhar sempre com a resolução máxima.

3 – Zoom? Melhor não
A qualidade do zoom depende muito do aparelho, mas geralmente não é interessante ativar o recurso. Melhor é se aproximar do objeto ou esperar que ele se acerque de você. Se o zoom for digital, não o ative de jeito nenhum. O risco é acabar com uma imagem bem degradada.

4 – Iluminação é tudo
Fotografar com luz ruim é sinônimo de foto de má qualidade. Nem sempre você poderá escolher a luz na hora de clicar, mas, quando possível, evite ambientes muito escuros ou a luz do meio-dia. Dependendo do objeto fotografado, você pode tentar variações. Tire a mesma foto com ou sem flash, mude os objetos de lugar e explore os recursos da câmera. Muitos aparelhos permitem ajustar o tempo de exposição e aumentar o nível de branco, por exemplo. Muitas vezes, só isso já garante uma foto melhor.

5 – Sem tremer, por favor
Tremer muito na hora do clique é foto borrada na certa. Como é impossível ficar imóvel, se possível procure um apoio para a câmera. Pode ser uma mesa, um móvel ou um muro. Não tem nada disso por perto? Aguache a apoie a câmera no joelho. Para fotos mais profissionais, considere a compra de um tripé.

6 – Espere para mover
Um erro comum ao fotografar é mover a câmera da posição logo após o clique. O ideal é esperar até que ela apresente a foto pronta no visor. A razão para isso é que a maioria das câmeras tem um atraso de poucos segundos entre o pressionar do botão e o registro da imagem propriamente dito (a maioria das câmeras digitais convencionais também). O movimento antes do tempo produz imagens borradas que você terá de descartar.

7 – Observe o fundo
Se você quer fazer um retrato legal, não é desejável chamar a atenção para muitos elementos no fundo, principalmente se o cenário não for nada bonito. Busque um enquadramento que valorize o elemento principal e mantenha o fundo o menos poluído possível.

8 – Mude o ângulo
As fotos mais interessantes muitas vezes são aquelas tomadas de ângulos inusitados e o celular tem tudo para permitir essa flexibilidade. Portanto, não se intimide. Experimente fazer fotos do alto para baixo, de baixo para cima, de lado... Se não gostar do resultado, continue tentanto. O máximo que você terá de fazer é apagar as imagens que não ficaram boas.

 
[Voltar]

Voltar ao topo

Home | Quem Somos | Trabalhe Conosco | Como Anunciar | Cadastre sua Empresa | Termos e condições | Fale Conosco


Todos os direitos reservados - www.noscondominios.com.br